To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Definição: Cooler

Início » Artigos » Hardware » Definição: Cooler

Postado por Frede Mandu em 30/set/2013 - Sem Comentários

Como já citado em outro post, dentro de um computador ocorre múltiplas operações, cada qual em seus respectivo periféricos e esse funcionamento se da graças a eletricidade, mas como todo aparelho elétrico isso gera aquecimento, principalmente ao processador que aquece muito rapidamente; mas para todo problema, uma solução.

O cooler consistem em uma especie de ventoinha (ventilador), em alguns casos vem em conjunto de um dissipador de calor (cooler pra processadores) e tem como principal função resfriar os componentes internos de um computador, notebook, dentre outros. Eles possuem diversos tamanhos, cores e a capacidade de refrigeração, seu custo pode variar de menos de 10 R$ até muito além de 200 R$, dependendo principalmente de seu modelo e marca.

 

Coolers Simples

Os modelos mais simples são compostos apenas pela ventoinha, seus valores são os mais baixos e tem por objetivo a refrigeração das peças internas baseadas na circulação de ar, entrada de ar frio e a saída de ar quente.

cooler

 

Coolers Para Processadores

Apesar de utilizar o mesmo principio das ventoinhas, o modelo para processadores vem em conjunto de dissipadores de calor para maximizar a eficiência, sendo que existe um modelo apropriado para cada socket de processador. O uso de coolers em sockets é de extrema importância, pois os processadores produzem e dissipam calor em abundancia e o papel do cooler é refrigera-los para uma temperatura mais estável, tentando prevenir possíveis danos ao processador.

Em casos de Overclock, quando o processador é levado á obter um desempenho acima do normal, fazendo-o trabalhar forçado,  acaba por acarretar um aquecimento mais elevado, por isso nesses casos ousa-se utilizar coolers mais potentes e apropriados para essa pratica.

cooler para intel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta