To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Definição: Placa Mãe (MotherBoard)

Postado por Frede Mandu em 31/out/2012 - Sem Comentários

O que é uma Placa Mãe ?

Placa mãe ou motherboard seria o termo para se referir a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador entre si, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, entre outros. É nela que são conectados todos os componentes e por isso sua qualidade tem grande relevância no desempenho do computador.

Placa MãeExistem diversos padrões  de motherboards no mercado, cada qual com suas características, como tamanho, quantidade de barramentos e tecnologia empregada; dentre os padrões mais conhecidos temos: AT, ATX, AT+ATX, BabyAT, BTX, ITX, LPX, NLX. Como ja mencionado é nela que são conectados alguns componentes, muitos deles essenciais para o funcionamento do computador, como Processador, Memoria RAM, Bateria, BIOS, Chipset (no caso da BIOS e Chipset eles geralmente vem soldados a placa mãe). Ela também possui diversos conectores, como Slots de expansão (PCI, ISA, AGP, PCI-EXPRESS),  além das interfaces de entrada e saída como: Serial ATA (sata), USB (1.1, 2.0), IDE, conectores PS2 etc… e é pela interface IDE e Sata que é conectado um dos principais componentes, o HD (disco rígido), além das interface USB ao qual da o nome as famosas portas USB.

 

Processador

processador

Na placa mãe ele é encaixado no soquete, cada motherboard tem um soquete especifico por isso só aceita determinados processadores. Cada modelo de processador tem suas características como quantidade de pinos e tecnologia empregada que o define, por esse motivo sempre é recomendado a verificação do soquete da placa mãe antes da aquisição de um novo processador. Leia mais…

 

BIOS

 BIOS (Basic Input/Output System) seria um programa gravado ou melhor firmware gravada em uma memoria permanente que é responsável pelo suporte básico ao acesso do hardware como periféricos de entrada e saída, além da importantíssima função de dar partida ao carregamento do S.O. Ela pode ser configurada por uma interface chamada Setup, também instalada nessa memoria permanente, e além disso alguns dados de hardware podem ser obtidos  pelo Post, um programa instalado na mesma memoria que tem a função de executar uma sequência de testes a fim de verificar se tudo se encontra em estado funcional.

 

Memoria RAM

Memoria RAM (memoria de acesso aleatório ou Random Access Memory) seria uma memoria de acesso rápido ao qual o processador armazena programas e dados que estão sendo processados, é amplamente usado pois seu tempo de leitura e escrita é muito mais baixo que o do Disco Rígido, logo na inicialização do sistema os dados mais importantes são copiados do HD para ela de forma que fique mais fácil e rápido o acesso aos principais dados pelo processador, uma das suas principais características seria o fato de ser volátil ou seja todos os dados nela contidos são perdidos quando a energia é cortada. Certamente quanto mais memoria melhor, visto que caso a quantidade seja insuficiente o computador passa a usar a memoria virtual, que é lenta.

Leia mais…

 

Chipset

 

 

Bateria

Para que as configurações da BIOS fique salvo na memória flash é necessário que se mantenha uma carga constante, que também é usada para manter o relógio do computador atualizado e é a bateria de lítio responsável por essa tarefa.

 

Slots de Expansão

Slots de Expansão como o próprio nome propõe, são slots que permitem expandir as funções da placa mãe, podendo acrescentar certos dispositivos como placa de vídeo, aúdio, rede, etc…

 

Leia mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta