To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Definição: Processador (Microprocessador)

Postado por Frede Mandu em 24/out/2012 - Sem Comentários

O que é um Processador ?

Processador ou melhor Microprocessador, também conhecido como CPU (Central Processing Unit) ou UCP(Unidade Central de Processamento) seria um circuito integrado que é cabido da tomada de decisões e a realização de cálculos, é ele quem processa, decide e calcula grande parte dos dados de um computador, mas o processador sozinho não faz nada ele precisa de instruções do que fazer e é ai que entra o Sistema Operacional, nesse caso o S.O. seria o conjunto de instruções que ele deve executar.

processadorEle é um dispositivo multifuncional, programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas em sua memória, fornece resultados como saída e opera com números e símbolos representados no sistema binário.

Considerado uma das partes mais importantes de um computador é de certa forma essencial na grande maioria dos dispositivos como PCs, Notebooks, Netbooks etc… Muitas vezes o processador se torna o modo como é referido ao computador em si, por exemplo quando algumas pessoas se referem, “Eu tenho um pentium 4”, “aahh fulano tem um core 2 duo”, muitos falam isso com intuito de se referir  ao computador como um todo e não somente ao processador, muitas vezes menosprezando os demais componentes como placa de vídeo, memória ram, disco rígido etc… o que evidencia a importância que tem o processador.

 

Clock

Clock é um sinal usado para sincronizar as ações realizadas pelo computador, a unidade de medida utilizada para medir o Clock de um processador, memoria etc… é o Hertz (Hz), dessa forma a quantidade de Hertz indica a quantidade de ciclos por segundo ou seja, um processador por exemplo de 800 MHz(Mega Hertz) indica ele passa por 800 milhões de ciclos de clock por segundo.

 

FSB

FSB (Front Side Bus) ou barramento frontal é o barramento responsável pela comunicação entre o processador e o chipset.

 

Controlador de memória

Em alguns processadores em especial o mais recentes, os controladores de memória são integrados ao processador, diferente de versões mais antigas em que a ponte norte do chipset era o responsável por essa tarefa.
Com os controladores de memoria integrado o acesso a memória ficou ainda mais rápido, essa tecnologia pode ser vista nos processadores i3 , i5 e i7 .

 

 

Veja mais em:

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em “Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas”, é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta