To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Definição: Fonte de Alimentação

Início » Artigos » Hardware » Definição: Fonte de Alimentação

Postado por Frede Mandu em 29/jul/2013 - Sem Comentários

Em informática o termo fonte pode-se adquirir diversos significados, desde fontes de letras, códigos de fonte, fontes de alimentação, dentre outros, e esse ultimo é ao qual trataremos.

Cada placa mãe é alimentada por uma fonte de energia, ela pode ser AT, ATX, etc… lembrando que cada placa mãe utiliza um tipo diferente, sendo o modelo ATX o mais popular atualmente.

 

O Que É Uma Fonte De Alimentação ?

Todo aparelho eletrônico necessita de eletricidade para que seus componentes funcionem, desde um celular, controle remoto até um radio ou televisão, e não é diferente com o computador, ele necessita de eletricidade para funcionar e o responsável por essa tarefa é a fonte de alimentação, é ela que supre a necessidade de eletricidade dos componentes do computador. A fonte converte a corrente alternada (CA ou AC), vinda da rede elétrica em corrente continua (CC ou DC), que é o tipo de corrente usada pelo aparelhos eletrônicos, transmitindo para os componentes do computador pelo cabos de alimentação.

fonte

Tipos de Conectores e Voltagens

Existem diversos modelos, desde as antigas AT, até as ATX, cada uma com seus respectivos conectores de força e voltagem, variando cada conector de 3,3V, 5V e 12V.

 

Potência

A potência varia conforme cada modelo,  existem modelos com a potência que atende a necessidade especifica de cada computador, as mais populares variam de 400w a 500W.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta