To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Definição: Gabinete

Postado por Frede Mandu em 22/jul/2013 - Sem Comentários

A palavra gabinete pode ter diversos significados, mas o que apenas nos interessa nesse momento é no contexto da informática. Comumente é chamado de forma errônea por CPU (Central Processing Unit ou apenas processador),  apesar de muitos leigos não terem a mínima ideia da diferença entre um e outro.

O termo CPU se tornou popular e bem aceito por uma grande maioria, para a tristeza de uns e outros, apesar disso fica fácil a compreensão em ambos os casos, tanto CPU como gabinete é de fácil entendimento.

 

Mas Então, O Que É Gabinete ?

Gabinete, Case ou Torre é o termo para designar o compartimento usado para alocar a maioria do componentes de um computador, como placa mãe, fonte, drive de CD/DVD, disco rígidos, dentre outros. Os gabinetes são das mais variadas formas, tamanhos e cores, desde os clássicos gabinetes brancos/beges (popularmente conhecidos por “computadores brancos”) até os gabinetes modificados (Casemods).

 Gabinete

Antigamente o design dos gabinetes não era algo realmente importante, muitas vezes nem levado a sério, já atualmente a coisa é outra, o design se torna tão importante quantos os componentes que o formam. Casemods é a modalidade que designa a pratica de modificar gabinetes ou aquisição de gabinetes diferenciados.

 

Mini Tower, Mid Tower, Full Tower … ?

  • Mini Tower – são gabinetes pequenos, com poucas baias e que ocupam pouco espaço, ideal para computadores pessoais de pequeno porte e que não exijam muito espaço interno.
  • Mid Tower – segundo a Wikipédia os Mid-Tower são pouco menores que os Full Towers, tem aproximadamente 18 polegadas de altura e 2 a 4 baias externas.
  • Full-Tower – são maiores, geralmente usados por aqueles que precisam de mais espaço interno e também para uso em servidores.
  • Casemods – são modificações ou até mesmo a fabricação de gabinetes personalizados ou diferenciados, por isso seu tamanho nem sempre é padrão.
  • Outros – existem os mais diversos tipos de cases nos mais diversos tamanhos, designs e preços, dependendo da necessidade de cada um.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta