To Be Geek

Um mundo para Geeks

Definição: Placa de Vídeo

Postado por Frede Mandu em 01/mar/2013 - Sem Comentários

O que é e para que serve a Placa de Vídeo ?

A placa de vídeo também conhecida como adaptador gráfico, é a responsável por enviar sinais para o monitor (que ira formar a imagem), é ela quem geralmente processa e forma os gráficos, mas vai muito além disso, deve ser levado em consideração dois fatores, se a placa de vídeo é Onboard ou Offboard para determinar suas principais características.

Uma placa de vídeo Onboard, é quando ela vem soldada na placa mãe, ela faz parte da placa e quase sempre compartilhando os recursos do computador, como memória, barramento e processamento, já as placas Offboard, podem ser adquiridas de forma avulsa, visto que não são soldadas na placa mãe e sim somente acopladas em algum Slot, podendo ser removida e trocada a qualquer momento e quase sempre não se utilizam dos recursos do computador para executar suas funções.

 

placa de video 600x487 Definição: Placa de Vídeo
 

Onboard ou Offboard ?

Onboard

Como já citado, Onboard é o termo adotado para designar placas de vídeos (ou outros componentes) que vêem soldados na placa mãe, barateando o custo final do computador, geralmente as placas Onboard utilizam os recursos compartilhados dele, por isso nem sempre são recomendados para um computador de alto desempenho.

Visto que quase nunca usam (ou tem) uma memória dedicada, as Onboard como já dito antes, usam recursos compartilhados, como a memória RAM, por isso elas se utilizam de uma parte da memória principal do computador para si; geralmente em torno de 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512 MB ou até mais memória, quando se utilizam dessa parcela quase sempre essa quantidade de memória fica indisponível para o resto do sistema.

De certa forma o termo placa de vídeo Onboard não seria totalmente correto, pois, ela não é exatamente uma placa, na verdade geralmente são um conjunto de circuitos integrados no Chipset que são responsáveis pelo processamento e os sinais que serão enviados para o monitor, então não é exatamente uma placa. Por sua vez, o termo “placa de vídeo” foi bem aceito pela grande maioria e por isso é largamente usado.

Offboard

As placas Offboards podem ser adquiridas de forma avulsa e geralmente são conectadas em seus respectivos Slots, (PCI-Express, AGP etc…), uma das características é que por serem dedicadas não se utilizam dos recursos do computador, o que faz com que estes recursos fiquem livres para desempenhar outras funções. Essa sim pode ser considerada uma placa, pois, a GPU como a memória e outros componentes vêem todos em conjunto em uma placa (Placa de Vídeo).

 

O tema “Placas de Vídeo” é bem extenso, por esse motivo foi abordado somente as características básicas e seus conceitos, fica então certas dúvidas e curiosidades sobre o tema mais a fundo.

Leia mais em:

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o primeiro semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia e tendências.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!