To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

USB 3.1 – quais serão as vantagens ?

Postado por Frede Mandu em 10/abr/2015 - Sem Comentários

Com a evolução dos periféricos e outros componentes de hardware, não era de se esperar que o padrão USB se mantivesse defasado, ficando claro que seguiria a mesma tendência dos outros componentes, evoluindo conforme a necessidade. Uma mudança de padrão sempre traz vantagens e desvantagens e nem sempre a taxa de transferência é o único ou mais importante quesito.

 

O que há de novidade nas portas USB 3.1 ?

Dentre os mais aguardados padrões, o USB 3.1 traz consigo algumas mudanças e uma delas é a novidade mais esperada nesse novo padrão, o modelo type C, o qual eliminara o velho problema que ocorre na hora de plugar o dispositivo na porta USB, acabou aquele velho problema de ter que girar o cabo até acertar o lado correto da porta. Acredito que o modelo Type C não será o único que o padrão USB 3.1 usará, também estará disponível o modelo Type A (porta USB clássica).usb 3.1 type-c

 

Type C

O type C será uma modelo reversível, ou seja qualquer lado do cabo será compatível (agora você não precisara mais de 3 tentativas até acertar!). Esse modelo contara com Design mais moderno e terá um encaixe menor, quase do mesmo tamanho de algumas entradas micro USB de smartphones. Um dos problemas com a adoção desse novo modelo de porta USB é que poucos periféricos serão compatíveis, mas nada que o tempo e popularização do padrão não resolva.

 

Velocidade

O novo modelo de porta USB trará o dobro da velocidade de seus antecessor (USB 3.0), atingindo os 10 Gbps.

 

Potência Elétrica

O novo modelo também permitira a transmissão de mais potência elétrica (até 100w), o que trará novas perspectivas no desenvolvimento de periféricos.

 

Lançamento

Espera-se que o novo padrão esteja disponível no mercado no primeiro semestre de 2015, tendo em vista que o lançamento já teve outros adiamentos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em “Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas”, é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta