To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Como a internet funciona ?

Início » Artigos » Internet » Como a internet funciona ?

Postado por Frede Mandu em 15/fev/2015 - Sem Comentários

Se está lendo isso provavelmente já sabe o que é a internet, ou que pelo menos sabe que é graças a ela que pode chegar aqui, mas como a internet funciona realmente, você sabe ?

Segundo a Wikipédia a internet é um sistema global de redes de computadores e realmente ela esta certa, a internet é a conexão que interliga vários computadores ao redor do mundo e esse é o que faz dela interessante, são bilhões de computadores conectados a um grande rede, além de varias outras pequenas redes interligadas entre si ou entre usuários através da internet.

como a internet funciona ?

Pense que seu computador está conectado a uma rede e que nela contem outros bilhões computadores assim como o seu, todos recebendo ou enviando informações, de certa forma nos traz uma certa insegurança e com certeza não é para menos, você pode ver o mundo e mundo pode te ver. Mas para entender melhor, primeiro tem que saber como funciona a rede local.

 

O que é a rede local ?

Rede local é uma rede em que existe vários computadores conectados a ela mas que não precisa se comunicar com computadores fora dela, geralmente usado dentro de empresas para comunicação ou transferência de informações entre computadores e dispositivos em um determinado ambiente.

cabo com ponteira de rj45 em como a internet funciona

E como a internet funciona ?

A internet seria como a rede local, porém pode se comunicar com computadores do mundo todo não somente os da sua residência ou empresa. Pense na internet como grandes estradas, os automóveis seriam os dados (informação), como na vida real cada estrada leva a algum lugar, na internet não é muito diferente, quando precisamos de uma informação o computador faz uma solicitação para o servidor (computadores responsáveis por diversos serviços, como por exemplo: alocar web sites) e ele retorna os dados que tendem a vir pelo caminho mais rápido ou menos congestionado. Mas como saber qual é o melhor caminho ou qual é o caminho correto ?

Backbone seria a resposta!

O que é  um Backbone ?

Backbones são a espinha dorsal da internet, são responsáveis por conectar os pontos das redes, é o local onde as estradas se cruzam e é onde é decidido o melhor caminho para os dados. Quando um usuário faz um requisição para um servidor, os dados passam pelo provedor de acesso depois pelo backbone que decide o melhor caminho até o servidor desejado, que retornará com a informação desejada seguindo o caminho inverso, do servidor passando pelo backbone, depois pelo provedor até o PC do usuário.

 

Existem poucos backbones espalhados pelo mundo, porém alguns vezes um dado precisa passar por mais de um deles para chegar ao destino, assim como acontece em um estrada.

Provedor de acesso

O provedor de acesso seria a parte mais perto do usuário, é quem usa os serviços dos backbones e distribui para seus clientes e são os responsáveis pelo acesso a internet. No Brasil existem diversos provedores de acesso, com o mais diversos preços e pacotes, mas que seguem o mesmo principio.

Esquema básico de como a internet funciona

como a internet funciona desde o pc até o servidor

Esquema básico como a internet funciona!! PC – Provedor – Backbone – Servidor

 

Essa foi uma explicação superficial sobre como a internet funciona, somente com intuito de entender o conceito básico. A internet é muito mais complexa do que parece, é composta por vários protocolos e também por vários tipos de servidores, tendo diversas utilidades; não sendo somente para navegação, mas para outros fins como compartilhamento e transferência de arquivos, comunicação, jogos multiplayer online, dentre varias outras possibilidades que essa grande rede pode oferecer!

Leia mais em:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta