To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Os melhores serviços de armazenamento nas nuvens

Postado por Frede Mandu em 31/jul/2014 - Sem Comentários

A cada dia os serviços nas nuvens se tornam mais indispensáveis, com essa necessidade surgem cada vez mais serviços para esse segmento. Hoje já existem serviços que permitem guardar, assim como processar e executar arquivos e aplicações nas nuvens, para isso é dado o nome de clouding computing ou em português computação nas nuvens.

 

O que é Cloud Computing ?

Clouding Computing é o termo adotado para serviços que rodam em servidores na internet, por meio deles o cliente pode ter acesso a funcionalidade e/ou arquivos guardados nesses servidores, para esse acesso basta apenas um navegador ou um aplicativo da empresa que presta esse serviço e uma conexão com a internet, podendo ser acessado de qualquer computador que supram esses requisitos. Muito usados pela portabilidade de arquivos, tal qual pela segurança de tê-los armazenados em um data center ou até mesmo pela possibilidade de compartilhamento com outros usuários, além de vários outros recursos que são oferecidos, a computação nas nuvens vem crescendo no Brasil, bem como em todo o mundo.

 

Quais são os principais serviços de armazenamento nas nuvens?

Existem diversos serviços disponíveis, com funcionalidade e espaços para armazenamento diferentes e algumas vezes com propósitos diferentes. Dentre os mais conhecidos temos:

Dropbox

O Dropbox é um serviço incrível, da a possibilidade upar e fazer downloads de arquivos com extrema facilidade, além de possuir um gerenciador que pode ser instalado em smartphones, tablets e  PCs e o qual possibilita sincronizar arquivos entre esses aparelhos(smartphones, PCs, etc) e as nuvens(data centers), tornando mais pratico o uso desses serviços.qual é o melhor serviço de armazenamento nas nuvens - dropbox

Umas das principais características é a possibilidade de compartilhamento de arquivos com outros usuários, e apesar de ser uma função muito comum nesse tipo de serviço, o Dropbox se destaca por sincronizar tanto os seus arquivos pessoais como os arquivos compartilhados com a sua conta em uma pasta localizada no PC. Um dos pontos negativos do Dropbox é o espaço de armazenamento de apenas 2 GB iniciais, mas que pode ser aumentado até 16 GB seguindo algumas exigências do serviço.

 

OneDrive

Desenvolvido pela Microsoft, o OneDrive é um excelente serviço de armazenamento nas nuvens, com bastante espaço, inicialmente em torno de 15 GB, permite a edição de arquivos por meio de um sistema Office online e permite o compartilhamento de arquivos com outros usuários, também podendo deixar em modo privado ou em publico.

qual é o melhor serviço de armazenamento nas nuvens - onedrive

Igualmente ao Dropbox, o OneDrive também possui um gerenciador que pode ser instalado no PC (Windows), mas que difere pelo fato de só sincronizar as pastas vinculadas a conta, pastas que foram compartilhadas de terceiros para o cliente não são sincronizadas pelo gerenciador na pasta local, só podendo ser alterada pelo sistema online (pelo navegador). Para criar uma conta no OneDrive, basta apenas possuir um e-mail Outlook(antigo Hotmail) da Microsoft e entra no OneDrive.

 

Google Drive

A gigante de Mountain View não podia estar fora do páreo, sempre que envolve tecnologia e informação, consequentemente a Google esta no meio. qual é o melhor serviço de armazenamento nas nuvens -google-drive

O Google Drive é o serviço de armazenamento nas nuvens da empresa Google e consta com 15 GB iniciais, além da confiança e da qualidade dos produtos Google, possui um software de sincronização de arquivos para diversas plataformas, possui uma interação entre outros serviços da empresa com ele, como por exemplo: compartilhar arquivos para o G+ e outros, também permite a edição de arquivos por meio de uma interface (parecida com Office) que pode ser acessada pelo próprio navegador, além de outras vantagens.

Box

É um serviço de alta qualidade e conta com uma quantidade razoável de espaço de armazenamento (em torno de 10GB), possui um software disponível para diversas plataformas(infelizmente Linux não é uma delas) e apesar de não muito conhecido no Brasil, o Box é um serviço muito utilizado em todo mundo devido a  sua qualidade e segurança.

serviço de armazenamento box

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em “Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas”, é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta