To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Celular modular, será essa uma nova tendência ?

Postado por Frede Mandu em 03/mar/2015 - Sem Comentários

Imagine a possibilidade de customizar ou fazer um upgrade em seu smartphone assim como é feito em PCs, essa é a ideia por traz dos smartphones modulares, claro que sempre haverá limitações, mas só isso já abre diversas portas e possibilidades. O mercado de portáteis tem crescido muito nos últimos anos, fazendo com que os smartphones ganhe notoriedade, e com um mercado em alta as inovações vem caminhando lado a lado.

A tecnologia modular será apenas mais um possível passo para o mercado de smartphones, talvez uma nova tendência, mas que ainda está engatinhando.

 

O que são smartphones modulares ?

smartphone/celular modular

Celular/Smartphone Modular – imagem meramente ilustrativa

A ideia é criar um smartphone totalmente customizável, podendo ser construído e alterado ao gosto do usuário, imagine querer uma câmera com uma resolução maior e para isso ter que trocar o aparelho inteiro, com a ideia aparelho modular o problema se resolve, sendo apenas necessário trocar o modulo da câmera. Com essa inovação será possível criar módulos que se adeque as necessidade de cada indivíduo, você terá aquilo que necessita e nada mais, consequentemente economizando.

Módulos de câmera, alto falantes, medidores de glicose, projetores, visão noturna e outros sensores dos mais diversos tipos, as possibilidades vão de acordo com a necessidade do mercado.

Um projeto em fase de desenvolvimento que tem conseguido grandes avanços é o “Project Ara” encabeçado pela empresa Google, o projeto visa desenvolver um celular modular extremamente customizável se adequando as necessidades de cada usuário.

 

Project Ara – Celular modular

O “Project Ara” é um projeto em desenvolvimento pela empresa Google, com intuito de criar um Smartphone modular, inicialmente era uma ideia da Motorola, porém após a compra da mesma pela Google, ela adquiriu a patente e deu andamento ao projeto.celular modular será nova tendência - projeto ara

Segundo a Google o primeiro smartphone modular da empresa esta previsto para o primeiro trimestre de 2015 e a empresa comercializara módulos de expansão para seu gadget, mesmo assim ela afirma que o smartphone poderá utilizar módulos de outros desenvolvedores além dela mesma, assim como já ocorre com outros produtos da empresa.

Leia mais sobre “Project Ara” em:

Caso essa tendência se cumpra, o celular modular será um grande passo para o mercado de smartphones, fazendo-os mais parecidos com computadores pessoais (PC), o que já estava ocorrendo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta