To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Como ativar os efeitos do Compiz

Postado por Frede Mandu em 09/jan/2014 - Sem Comentários

Compiz é um gerenciador de janelas em 3D que consistem em um conjunto de efeitos especiais para o ambiente gráfico. Para usar esse efeitos é necessario apenas ter uma placa de vídeo com suporte a aceleração grafica 3D, ter instalado o compiz e ativar os efeitos visuais. Veja como ativar os efeitos do compiz usando o gerenciador de configurações do compiz.

Como ativar os efeitos do compiz ?

Primeiramente instale  o painel de controle do compiz (compizconfig – settings – manager), para que assim possa escolher a melhor configuração visual que o compiz pode oferecer.
Para instalar esse painel primeiramente abra um terminalr:

Para abrir o terminal aperte ALT + F2 e escreva gnome-terminal e confirme
Alt +F2 gnome-terminal

Aberto o terminal digite:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Confirme com um Enter

logo após sera pedido a senha de usuário, digite-a (não se preocupe, pois a senha não aparece no terminal), digitado a senha é só apertar Enter para confirmar e logo começara a instalação.terminal

Depois de instalado é só configura-lo, para isso vá em: Ferramente de Sistema > Preferências > Gerenciador de configuração do Compiz

ou abra o terminal e digite:

ccsm

ccsm

Confirme com um Enter e logo abrira o gerenciador de configuração do compiz igual ao da imagem abaixo.

Ccsm2 - como ativar os efeitos do compiz
Tem vários efeitos interessantes e é muito simples de configurar, bastando marcar os efeitos que desejar e os valores.

 

Gestor Simples de Configuração do Compiz

Os efeitos mais atraentes(efeitos extras) como janela pegando fogo(burn), dobrando a janela em estilo avião, etc…  são ativados com Gestor Simples de Configuração Do Compiz, infelizmente nas versões mais atuais do Ubuntu (com Unity) o Gestor Simples Configuração do Compiz não é compatível, por isso nem é possível instala-lo (pelo menos aqui não obtive sucesso).

Mas caso esteja usando um versão mais antiga do Ubuntu ou outra distro baseada no Debian você pode “tentar” instalar pelo terminal.
Para tentar instalar, abra o terminal e digite:
sudo apt-get install simple-ccsm

 

Instalado o gestor Simple  CCSM, abra ele em:
Sistema > Preferências > Gestor Simples de Configuração do Compiz, após isso vá na aba ANIMAÇÕES e marque em  ACTIVAR ANIMAÇÕES EXTRAS e clique em fechar (funcionou normalmente quando instalei no Ubuntu 9.04)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta