To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Como crimpar cabos de rede UTP

Início » Tutorial » Redes » Como crimpar cabos de rede UTP

Postado por Frede Mandu em 11/maio/2012 - Sem Comentários

Nesse pequeno tutorial iremos ensinar a crimpar cabos de rede  UTP ou melhor dizendo cabos de par trançado. Veremos como crimpar cabo reto e crossover (cruzado na ponta )

Esse tutorial não tem por objetivo ensinar quais modelos e categorias de cabos e conectores existem ou são mais usados e sim mostrar como crimpar cabos UTP no padrão 568A e 568B em modo de cabo reto e  ou crossover.

Itens necessários

  1. Cabo de redes tipo UTP cat 5e em diante, ser for somente treinar como crimpar cabos um metro será o suficiente para a experiência, se for direto para uso é mais recomendado de 1,5 a 2 metros acima,2 ou mais conectores do tipo RJ 45 ( sempre tenha mais de 2 por prevenção )
  2. Um alicate de crimpar RJ45
  3. Faca ou estilete
  4. Caneta ou lápis

 

Veja logo abaixo como crimpar cabos de rede utp, Cabo direto e Crossover.

Como crimpar cabos de rede utp

Crimpando Cabo Direto

Como crimpar cabos de rede UTP com Cabo reto

Primeiramente desencape o cabo em mais ou menos 3 a 4 cm com o cortador que o alicate de crimpar possui, caso esse modelo não possua um modo de descascar ou você não tenha habilidade o suficiente com ele, utilize-se da faca ou estilete para isso.

Após descascado o cabo desenrole as ponta e as estique com auxilio de um lápis ou caneta de forma que cada fio fique reto.

Cabo Reto - como crimpar cabos de rede utp

Logo após os cabos estarem esticados e retos coloque-os em uma das seguintes ordens, mas lembre-se de manter a mesma sequência nas duas pontas do cabo se for seguir a ordem 568A de um lado faça a mesma do outro, se for a ordem 568B use ela em ambos os lados (cabo direto)

Sendo que esse primeiro padrão é mais utilizado  ( ambas são padrões)

Padrão 568A e 568B

568A

568A
  • Branco/verde
  • Verde
  • Branco/Laranja
  • Azul
  • Branco/Azul
  • Laranja
  • Branco/Marrom
  • Marrom

568B

568B

  • Branco/Laranja
  • Laranja
  • Branco/verde
  • Azul
  • branco/Azul
  • Verde
  • Branco/Marrom
  • Marrom

padrão de rede 568A, conector rj45

Após coloca-los em ordem corte as pontas do cabo desencapado deixando aproximadamente 1,5 a 2 cm somente de forma que fiquem retos os cortes e depois disso encaixe-os no conector RJ45

Lembre-se da ordem sendo que ela deve ser seguida da esquerda para direita olhando-se a barriga do RJ45 para cima de forma que a trava fique para baixo, como mostra o desenho ao lado

Verifique se os fios encaixaram corretamente e se eles ficaram de forma reta dentro do conector, caso não tenham ficado totalmente rentes, tente cortar as pontas que sobraram  de forma que fiquem retas e encaixem perfeitamente  (Obs.: os fios devem encostar totalmente no final do conector  até  que fiquem rentes uns com os outros )

Após o encaixe dos fios introduza o conector RJ45 dentro alicate crimpador encaixando-o corretamente  e somente após ter certeza aperte o alicate ( não tenha dó da força aplicada, pois caso não aperte com força o suficiente o conector pode apresentar mau contato).

Crimpando Cabo Crossover

Cabo crossover ( cabo cruzado ) é nada mais nada menos que um cabo que utiliza-se de uma ponta crimpada com o padrão 568A e a outra ponta com o padrão 568B.
Esse tipo de cabo é utilizado quando se tem a necessidade de conectar dois PC sem a utilização de um Router ou Switch como intermediário, apesar de muito útil algumas placas de rede mais modernas já conseguem fazer essa inversão na própria placa, perdendo a utilidade do crossover pois nesses caso pode-se ser usado o cabo de rede reto para conectar os dois Pcs ( lembre-se nem todos os pcs podem inverter a pinagem internamente e ser conectados com o cabo reto; para essa tarefa recomenda-se o cabo cross over por ter mais chances de dar certo)
Para construir um cabo crossover basta crimpar um lado do cabo com o padrão 568A  e o outro com o padrão 568B
como crimpar cabos de rede utp padrão 568A

Padrão 568A

como crimpar cabos de rede utp padrão 568b

Padrão 568B

Esse foi o tutorial de como crimpar cabos de rede UTP (par trançado). Desculpem qualquer erro ou incoerência, mas no modo rude é isso ai, até mais =D
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta