To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Os melhores emuladores de video games (Windows)

Postado por Frede Mandu em 17/jan/2013 - Sem Comentários

Para os Geeks fissurados em games atuais ou retros, nada melhor que um bom console, mas caso essa opção não seja possível ainda sim pode se apelar para um emulador, existem emuladores em diversas plataformas, desde Windows, Mac, Linux e até mesmo para portáteis.  Os emuladores podem ser bem fiéis quanto a gráficos e sons ou até mesmo superar as expectativas.

Pensando nisso resolvi criar uma lista dos emuladores mais usados sob a plataforma: Windows, levando em conta a minha experiência pessoal com alguns deles.
Os emuladores relatados neste post são para os consoles: NES, SNES, N64, GBA, NDS, Megadrive, Dreamcast, PS1 e PS2

 

emulador snes

Emuladores de vídeo-games para Windows

Emulador de NES (famoso nintendinho)

Lançado no Japão em 1983, logo após nos EUA em 1985 e somente em 1993 no Brasil, o NES ou mais conhecido no Brasil como Nintendinho se tornou popular e muito vendido ao redor do mundo. Ao longo do tempo foi muito pirateado e clonado, provavelmente você já deve ter jogado algum console que rodava jogos do famoso Nintendinho.

nesVirtuaNES 0.97

O virtualNes é um emulador do NES, entre tantos emuladores no mercado esse é um dos que se destaca, pode-se jogar em multiplayer via rede (local ou internet). Ele permite também que você  jogue tanto com joystick quanto teclado, além do uso de cheats e muitas outras funções.

 

Emuladores de SNES (Super Nintendo)

Sucessor do Nintendinho, o Super Nintendo já nasceu com um gráfico superior, rodava sob um CPU de 16 bits e possuía  um design mais moderno, foi lançado em 1990 no japão. Detentor de grandes títulos como Super Mario World, The Legend of Zelda, Mortal Kombat, Final Fantasy, Donkey Kong Country, logo virou febre ao redor do mundo.

ZsnesZsnes 1.42

Zsnes é um projeto de  software livre, ele emula grande partes das roms de snes no mercado, além da possibilidade de se jogar em multiplayer via rede e os gráficos poderem ser configurados. A sua versão mais atual é a “Zsnes 1.51“, porém esta versão não suporta a função Netplay, responsável por proporcionar a possibilidade de se jogar multiplayer via rede, então por isso a versão aconselhada para quem gosta de jogar via rede, é a “Zsnes 1.42” .

 

Emuladores de N64 (Nintendo 64)

Lançado em 1996 no Japão, N64 foi o sucessor do SNES, com gráfico melhorado, saindo daquele antigo padrão 2D para 3D mas ainda com algumas antigas peculiaridades, ele ainda usava os antigos (e clássicos 😉 )cartuchos.

peoject 64Project 64

Project 64 é um emulador para N64 simples e não exige um computador Top para roda-lo, reproduz uma grande quantia de títulos sem maiores problemas e por isso é uma das principais escolhas entre aqueles que pensam em reviver o velho N64 via emulador.

 

Emulador de Wii (Nintendo Wii)

Nintendo Wii foi o sucessor do Game Cube (N64 > Game Cube > Wii) e é um dos mais recentes consoles da Nintendo (7°G.), sendo muito popular e vendido entre os consoles da 7° geração.

WiiDolphin

Dolphin é um excelente emulador de GameCube e Nintendo Wii, os jogos podem ser emulados em alta definição e com resolução de 1080 p, além dos muitos filtros disponíveis que aumentam a qualidade dos gráficos.

 

Emulador de GBA (Game Boy Advance)

Sucessor do Game Boy Color, o GBA foi um portátil lançado em 2001 pela Nintendo e vendeu mais de 70 milhões de unidades (todas as versões)

VisualBoyAdvanceVisual Boy Advance 1.8.0 beta 3

Apesar de não ter usado, em teoria ele tem suporte tanto para emular GB, GBC (gameboy color) e GBA, além de que, parece ser bem aceito pelo seu público.

 

Emulador de NDS (Nintendo DS)

Nintendo Dual Screen é um videogame portátil desenvolvido e produzido pela Nintendo, lançado em 2004 com uma tela sensivel ao toque, logo virou mania.

DesmumeDeSmuME 0.9.8

Desmune é um dos mais conhecidos emuladores de Nintendo DS, executa consideravelmente vários games comerciais e além disso disponibiliza uma lista em seu site das roms a quais ele suporta.

 

Emulador de Sega (megadrive)

Megadrive era um videogame de 16 bits produzido pela SEGA e detentor de vários títulos famosos, foi um dos grandes sucessos da SEGA  e por isso era um dos principais concorrentes do Super Nintendo, só perdendo espaço após o surgimento da geração 32 bits.

MegadriveKega Fusion 3.64

Um emulador super completo, que executa Master System, Game Gear, Mega Drive e Sega CD, o Kega Fusion é realmente muito completo e não necessita de instalação, bastando somente descompactar o arquivo zipado em uma pasta de sua preferência.

 

Emulador de Dreamcast

Foi o ultimo console da sega, sucessor do Sega Saturn e com gráficos considerados a frente de sua época, o Dreamcast fez o seu papel na historia dos videogames mesmo que não tenha sido tão popular quanto os outros.
NullDC

NullDC

Esse emulador cumpre bem a sua função apesar de necessitar da BIOS e ser configurado. (há a necessidades das BIOS para iniciar)

 

Emulador de PS1 (Playstation 1)

Playstation 1 foi sem duvidas um marco na historia dos videogames, lançado em 1994 no Japão o PS vendeu mais de 103 milhões de unidades, superado logo após pelo seu sucessor o PS2 (Playstation 2).

EPSXe-logoePsxe 1.70 (ou superior)

Um dos melhores emuladores de PS1 no mercado, com a possibilidade de adição de plugins isso o torna bem expansível e configurado da forma correta os gráficos podem chegar a uma qualidade igual ou até mesmo superior ao do console original.

 

Emulador de PS2 (Playstation 2)

Talvez um dos mais conhecidos, PS2 como era e é chamado, até hoje é sem duvidas um dos videogames mais vendidos no mundo e um dos que mais teve seus jogos pirateados.

PCSX2PCSX2  v 1.0

Talvez um dos consoles mais difíceis de se emular, os emuladores de PS2 exigem muito da performance do computador e por isso um emulador de qualidade é necessário para que se consiga um bom desempenho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em “Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas”, é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta