To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Formas inusitadas de gerar energia

Postado por Frede Mandu em 10/ago/2014 - 1 Comentário

Desde os primórdios o homem tem a sua sobrevivência como objetivo, um dos fatores intrínsecos para isso foi a descoberta do fogo. Hoje podemos dizer que a energia elétrica é um dos principais fatores para o sobrevivência do homem moderno, claro não sendo o único, mas um dos mais importantes.

Dentre as formas mais convencionais e usadas para produção de energia elétrica estão, a energia eólica, energia nuclear, hidrelétricas, energia solar, baterias, dentre outras formas.

 

Formas inusitadas de se gerar energia.

Já existem diversas formas fora do convencional para se obter energia, porem muitas delas se tornam inviáveis, pelo menos por enquanto, tanto devido a seu alto custo, questões econômicas ou até mesmo pela baixa produção de energia. Dentre as diversas (e são diversas mesmas) possibilidades, estão reações químicas não convencionais com materiais alternativos (diferente das baterias e pilhas), produção de energia elétrica proveniente do calor corporal, ou até mesmo dos movimentos ocasionais, por energia sonora, além de muitas outras formas.

formas inusitadas de gerar energia

Energia a base de hidrogênio.

O hidrogênio tem tudo para ser o combustível do futuro, já existem diversos projetos em andamento (e com excelentes resultados) que levam a crer ser uma tecnologia extremamente viável, tanto no aspecto econômico como ambiental. Hoje pode-se ver sua aplicação principalmente em carros ecológicos ou como fonte alternativa de energia, sendo utilizado na forma de combustão para produção de energia cinética ou por meio de reações químicas para produção de energia elétrica usadas em veículos, com isso diversas montadoras já possuem seus próprios projetos.

h2

Claro que seu uso não fica só na área automotiva, mas sim, pode ser usado em outras áreas como a residencial por exemplo.

Projetos que visão a produção de energia com água, separando o hidrogênio e oxigênio por meio da eletrolise, também não são novidade!

Veja mais sobre o assunto nos links abaixo:

 

Energia a base de sons.

O reaproveitamento da energia dissipada ao redor do ambiente já está se tornando uma ideia fixa, desde roupas, adereços, até sapatos que geram energia elétrica, essas ideias apesar de gerarem pouca energia, pode sim ser um ótima alternativa e ideal para o funcionamento de pequenos aparelhos. Pensando nesse contexto pesquisadores tentam desenvolver um material capaz de captar ondas sonoras do ambiente e transforma-las em eletricidade, e os resultados já estão aparecendo, apesar da produção de energia ainda ser muito pequena, talvez em um futuro próximo teremos Gadgets que se carregam sozinho, seja por energia sonora outra que for, quem sabe!.

empresas pesquisam formas de gerar energia a partir do barulho

Existem vários projetos distintos com esse mesmo conceito, dentre eles temos alguns citados nas fontes abaixo:

 

Energia a base de calor corporal.

Dentre muitas essa é uma nova proposta, mas apesar disso o conceito já tinha aparecido em diversos filmes de ficção. Hoje essa ideia esta mais perto do que nunca de se concretizar, diversos projetos estão em andamento, desde roupas normais, trajes espaciais, até Gadgets que utilizam o calor corporal pra se carregar.

energia gerada a partir da temperatura corporal

Leia mais sobre em:

 

Energia a base de dejetos humanos.

Mesmo que importuno (e nojento), e que alguns tenham vergonha de falar, mas esse fato faz parte da vida de todo ser vivo. Nós produzimos dejetos, seja urina e/ou fezes, agora alguns projetos visam reutiliza-los para produção de energia limpa (ironia) e renovável, por meio de processo químicos.

vaso sanitario

Já existem projetos concretos para produção de energia a base de dejetos de animais, como o de bovinos, suínos e aves, e em alguns lugares até dejetos humanos são usados em grande escala, apesar de não ser muito comum no nosso cotidiano, em outros países isso já faz parte do dia  a dia da população.

Leia mais sobre em:

 

Energia a partir de ondas de rádio.

Hoje existem redes sem fio em toda parte, e com a nova moda wireless os carregadores de celular e outros também desaparecerão algum dia, muitas empresas tentam desenvolver aparelhos que transmitam energia sem o uso de fios, por ondas de rádio, algumas até obtiveram resultados satisfatórios. Mas o planeta inteiro já esta coberto por ondas de rádio, a todo momento, seja por roteadores sem fio, satélites, emissoras de TV/Rádio, telefonia e outros, e pensando nisso surgiu diversos projetos que visam captar essas ondas para a produção de eletricidade.

radio onlineCaptar ondas de rádio seria uma fonte inesgotável de energia limpa e renovável, uma ideia simplesmente brilhante, mas que por enquanto fica inviável em larga escala pela pouca eficiência dessa tecnologia.

Leia mais sobre em:

 

Outras formas de gerar energia.

Apesar da busca por fontes energéticas, principalmente as renováveis nas ultimas décadas terem crescido, ainda sim os métodos mais convencionais são a formas mais eficazes de produção de energia. Mas conforme a tecnologia avança, diversas pesquisas surgem, muitas delas serão esquecidas ou até descartadas, e outras tomarão seus lugares, o futuro por si só é um enigma, é impossível prever qual será mais promissora ou quais ainda surgirão.

A necessidade é a mãe das invenções, quando os meios atuais não conseguirem mais suprir a demanda energética, inevitavelmente outras formas surgirão. 🙂

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

One thought on “Formas inusitadas de gerar energia

Deixe uma resposta