To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Como construir um motor elétrico caseiro

Postado por Frede Mandu em 27/ago/2014 - Sem Comentários

O que é um motor elétrico ?

Os motores elétricos são maquinas  com objetivo de transforma a energia elétrica em mecânica, seu funcionamento é simples, baseado em energia elétrica, eletromagnetismo e energia cinética.

Como objetivo desse post não é explicar como funciona um motor elétrico, segue um link com uma explicação bem clara e de fácil entendimento

 

O que é preciso para fazer um motor elétrico caseiro ?

Os materiais são variadas e dependendo muito do modelo de motor elétrico, nesse caso especifico:

  • Fio de cobre esmaltado ( o bastante para dar 50 voltas ou mais em torno de uma tampa de garrafa).
  • Tampa de garrafa.
  • 4 Hastes de ferro/cobre finas (ou arame).
  • 1 Cotonete.
  • Um ímã forte (pode ser de auto falante).
  • Uma placa de madeira pequena (será a base do motor).
  • De 2 até 4 pilhas (ou alguma fonte de energia, não muito forte, em torno de 3 a 6 volts ).

 

Construindo um motor elétrico caseiro

Enrole o fio de cobre em torno de da tampa de garrafa (para formar um bobina)depois retire o rolo (fio de cobre enrolado) da tampa, certifique-se que ele não vá desenrolar, se necessário de umas voltas com uma das pontas de forma que fique amarrado  .

fio de cobre enrolado do motor eletrico caseiro

 

 

Remova o algodão da ponta do cotonete.cotonete semponta

Introduza uma haste de ferro(ou cobre, etc…) dentro de um dos lados do cotonete.

cotonetecomhastedentro

Depois introduza outra haste de ferro dentro do outro lado do cotonete, mas não deixe que uma encoste na outra, ficando igual a ilustração abaixo, com um pequeno espaço entre as duas.

cotonetecomhastedentrocompleto

 

 

Agora introduza a haste do cotonete de um lado ao outro do rolo de fio de cobre, amarre a haste de algodão com uma das pontas do fio de cobre para evitar ele se desprenda do rolo de fio de cobre.

Descasque as duas pontas com a ajuda da faca ou estilete, e enrole cada ponta em uma haste, igual a ilustração abaixo. Esse será o nosso rotor!

rotor do motor eletrico caseiro

Dobre as duas hastes restantes em um formato que possa servir de suporte para o rotor, de forma que ele posso girar livremente.

haste

Fixe as hastes na base de madeira, deixo um distancia razoável entre elas, mas não muita pois será o suporte para o rotor.

base com hastes

Desencape as pontas do fio encapado e amarre um em uma das hastes dobradas e amarre o outro em outra haste do suporte do rotor. Agora conecte cada ponta do fio em um polo da pilha(pilhas, ou outra fonte de energia, em torno de 3v até 6v).

Coloque o ímã em cima da base de madeira, entre o meio das hastes, logo após coloque o rotor sobre as hastes, conforme mostra imagem abaixo. O rotor provavelmente começara a gira, caso não ocorra tente dar um empurrãozinho para começar a girar.

motor eletrico caseiro

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta