To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Li-Fi a conexão que pode ser 100 vezes mais rapido que o Wi-fi

Início » Artigos » Tecnologia » Li-Fi a conexão que pode ser 100 vezes mais rapido que o Wi-fi

Postado por Frede Mandu em 04/dez/2015 - Sem Comentários

Com uma proposta simples, transmitir dados por meio de luz, claro já existe a fibra óptica e já transcendemos o uso da transmissão dados por infravermelho, porém, diferente desses casos a luz seria provida de uma lâmpada não restringindo ou dificultando o acesso como no casos anteriores, muito parecido como funciona atualmente o Wifi.

Como funciona o Li-Fi ?

O Li-Fi é uma lâmpada inteligente que transmite seus dados ao se ligar e desligar, claro que tão rápido que nosso olhos nem irão perceber a lâmpada se desligar, mas aparelhos fotodetectores poderão detectar e receber esses dados. Trabalhando de forma muito parecida com o Wifi, o Li-Fi conseguiu atingir uma alta velocidades em testes, chegando a ser até 250 vezes mais rápido que o Wifi.

Li-Fi , lampada led trasmitira dados em alta velocidade

Lâmpada LED – imagem meramente ilustrativa

Li-Fi, ou “Light Fidelity” emprega luz provida de LEDs, pois lâmpadas comuns não resistiriam muito tempo oscilar entre ligado e desligado sem queimar, e enquanto o Wifi quase que chega ao seu limite o Li-Fi por sua vez ainda não atingiu seu potencial máximo. Porém nem tudo são flores, há vários problemas a serem resolvidos e que levará algum tempo.

Um problema, se é que pode ser considerado assim, é quantidade de pessoas que podem ser conectar por lâmpada, por enquanto é um pouco mais limitada que seu antecessor, outro problema seria o fato de diferente do sinal de rádio a luz não atravessa paredes, restringindo o acesso por cômodos da casa.

Aplicação do Li-Fi

Por mais óbvio que parece o uso domestico é um deles, porém não é o único a se beneficiar de tal tecnologia, a NASA por exemplo também estuda uma forma de usar a transmissão de dados por meio de luz como meio de comunicação entre planetas, claro que não será igual, mas o conceito sim é muito parecido.

O conceito de transmissão por luz já não é novo e possui diversas aplicações, desde a utilização em áreas com muita interferência de radiofrequência, ou até mesmo onde o uso R.F. seja restrito.

Leia mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta