To Be Geek, um mundo para geeks
Facebook To Be Geek Twitter To Be Geek Google Plus To Be Geek Feed To Be Geek

Definição: Memória Ram

Postado por Frede Mandu em 13/ago/2012 - Sem Comentários

O Que É “Memória Ram” e Pra Que Serve?

Random Access Memory ou melhor dizendo memória de acesso aleatória, é um componente essencial não somente em PCs, Notebooks, como em diversos outros dispositivos.

Mesmo que o computador possua um HD a memória RAM se faz necessária, pois a velocidade de leitura e escrita de um HD ou memória flash não é suficiente para suprir a demanda do processador, ela tem um tempo de acesso extremamente mais rápido  e taxas de transferência muito mais altas que o Disco Rígido, e é usada para armazenar temporariamente os arquivos que estão sendo processados.

memoria-ram

O processador necessita dos arquivos do sistema (dentre outros dados) a todo momento, imagine ele tendo que ler a toda hora o Disco Rígido a cada tarefa simples ? mesmo os HDs mais rápidos não dariam conta e como sua velocidade não seria suficiente o desempenho do processador como do PC em si seria extremamente comprometido; por isso existem as memórias RAM.

Quando o sistema inicia, os dados mais importantes são copiados do HD para memória RAM, desta forma além de um tempo de leitura muito mais rápido que ao do Hard Disk, quando o processador necessitar os dados estarão a disposição e o Disco Rígido estará livre para desempenhar outras funções. Então quanto mais memória melhor, pois caso a quantidade não seja suficiente ele começara a usar a memoria virtual (que é lenta).

memória ram

Uma das principais característica da memória RAM é que ela é volátil ou seja quando a energia é cortada todos os dados nela são perdidos.

 

Leia mais em:

http://www.hardware.com.br/termos/memoria-ram

http://pt.wikipedia.org/wiki/RAM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o quarto semestre do curso Superior em “Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas”, é aficionado em tudo relacionado a tecnologia, tendências, games, HQs, mangás ao qual dedica um pouco de seu tempo pra cada coisa, e muito pra nada!

Deixe uma resposta