To Be Geek

Um mundo para Geeks

Os 3 Melhores Plugins de Cache Para WordPress

Postado por Fredinho Mandu em 05/fev/2013 - 4 Comentários

Todo blogueiro deveria saber a importância que o cache para blogs e sites tem, pois, caso você use o WordPress ou outra plataforma escrita em php e que faça vários acessos ao banco de dados para montar o site, pode ocorrer que o carregamento fique mais lento devido ao processamento requerido para acessar e montar o site toda vez que determinada página é acessada. Um blog com um carregamento lento pode afastar até os leitores mais fiéis, quem dirá aqueles que estão descobrindo seu blog agora, por isso, ressalto, o uso do cache pode chegar a ser indispensável, caso queira aumentar a performance de seu blog.

Mas O Que é Cache e Como Funciona?

Em vez do blog acessar o banco de dados toda vez que for montar uma pagina, os plugins de cache tem como função criar páginas estáticas em HTML (cache)puro de forma que não necessite esses acessos, fazendo com que se gaste muito menos recursos do servidor e assim turbinando o desempenho de seu blog.

airplane 350x278 Os 3 Melhores Plugins de Cache Para Wordpress

W3 Total Cache

E para começar com chave de ouro, nada melhor que esse excelente plugin, W3 total cache é um dos melhores plugins de cache para WordPress, sendo muito popular e altamente recomendado pelos blogueiros (e é o plugin escolhido por nós, 2be-geek.com).

O W3 total cache possui diversas funcionalidades e que o fazem ser realmente surpreendente, ele cria um cache das páginas acessadas e também os salva nos navegadores, compacta a maioria do javascprits, css e html com o minify (reduzindo o tamanho da página), dentre muitas outras funcionalidades (a lista realmente é extensa)

Características:

  • Uma melhora de até 10x no carregamento do site (segundo os desenvolvedores)
  • Até 80% de economia de banda com a compressão HTTP, HTML, CSS, JavaScript e feeds
  • Cria cache das páginas e até dos resultados de pesquisa
  • Dentre muitas outras funções

 

Wp Super Cache

Wp Super Cache é também um excelente plugin e já o usamos por um tempo aqui no blog, mas devido a uma pequena incompatibilidade com um ou outro plugin migramos para W3 Total Cache, apesar da mudança, o Wp Super Cache não deve em nada para qualquer outro plugin de cache e faz muito bem o seu papel.  Ele cria um cache da paginas acessadas de forma que reduza os acessos ao banco de dados, agilizando o carregamento final do blog, veja algumas das

Características:

  • Suporte a CDN
  • Compressão de paginas
  • Cache da paginas em php
  • dentre outras funções

 

Hyper Cache

É um plugin bem conhecido e recomendado por muitas hospedagens, apesar de não ter usado ele por muito tempo, me parece um plugin bom e confiável, atende bem as necessidade de muitos usuários.

Características:

  • gerencia (ambos) páginas simples e gzip
  • sistema de auto-limpeza para reduzir o uso do disco
  • 404 cache
  • redirecionamento de cache
  • fácil de configurar
  • Dentre outras funções

 

Qual O Melhor Plugin de Cache Para Meu Blog ?

Uma pergunta difícil de se responder ou talvez impossível, o que se pode afirmar é que cada plugin possui suas características e pode se comportar de formas diferentes, dependendo de cada hospedagem, plugins usados juntos, temas, etc… Por isso cabe ao usuário testar cada plugin e decidir qual deles se encaixa ao perfil de seu blog. Lembre-se nem todo plugin que funciona bem para um, vai funcionar da mesma forma para outro, o jeito é testar.

Frederson Mandu de Oliveira é Tec. em Adm, fundador e blogueiro do blog To Be Geek, está cursando o primeiro semestre do curso Superior em "Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas", é aficionado em tudo relacionado a tecnologia e tendências.

4 Comentários

  1. RENATO disse:

    mARAVILHOSO ARTIGO!

    nÃO CONHECIA ESSES PLUGINS DE CACHE. VOU UTILIZAR O W3 TOTAL CACHE.

    Abraços!

  2. Merval disse:

    Quanto à escolha, realmente é o que venho tentando definir. Tenho os 2 primeiros do artigo, porém percebi que o WP Super Cache parece-me funcionar melhor no meu caso.
    Valeu pelo post.
    abraço!

Deixe o seu comentário!